Zé Luiz de Carvalho vai ao Salão do Livro do Piauí e fala sobre haicais e tankas.

O escritor e jornalista José Luiz de Carvalho, presidente da Academia Parnaibana de Letras, participou ontem à noite de um bate-papo literário no Salão do Livro do Piauí (SALIPI). O convite veio do professor Luiz Romero e contou com o incentivo do poeta Diego Mendes Sousa.
Durante o evento, realizado no Espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí em Teresina, Carvalho apresentou seu livro “Haicais e Tankas” e destacou vários aspectos da literatura japonesa, com ênfase nos estilos tanka e haicai no Brasil. Ele argumentou que esses gêneros literários devem ser introduzidos nas escolas de ensino fundamental para que crianças e adolescentes possam conhecer e apreciar poemas curtos, considerados a essência da criação poética.
Carvalho também destacou a importância do estudo e da prática da trova, um poema pequeno de origem europeia e de tradição milenar, defendendo que seu ensino deveria ser revitalizado nas instituições de ensino.
A entrevista, mediada pela professora Josine Malta, abordou ainda os 100 anos do Almanaque da Parnaíba. Carvalho enfatizou a relevância dessa celebração e reforçou o compromisso do Projeto Academia, da APAL, em se aproximar dos intelectuais de Teresina e dos membros da Academia Piauiense de Letras (APL).
O evento reuniu diversos escritores, acadêmicos e entusiastas da literatura, consolidando o SALIPI como um importante espaço para a promoção e discussão da cultura literária no Piauí.
Prestigiando o evento estiveram presentes também escritores Breno Brito, Fernanda Amaral e Francisco Filho, membros da APAL e a professora Ivoneide Barros.
Da redação do PCN
Fotos: Ivoneide Barros e Breno Brito.
Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!