A forte chuva registrada no fim da tarde e início da noite de sexta-feira (4) em Teresina causou impactos que ainda estão sendo sentidos por milhares de pessoas neste sábado (4). Durante o fenômeno, muitas árvores caíram e até a parte de um teto de alumínio voou e foi parar em cima de uma árvore. Os estragos provocaram falta de energia em cerca de 60 mil casas e empresas, das quais, até o fim da manhã deste sábado, cerca de 22 mil ainda estavam sem fornecimento.
Com acumulado de 30 mm e vento de até 80 km/h, há relatos de pessoas que estão há mais de 18 horas sem energia. Em nota, a Equatorial Piauí afirmou que a forte chuva, acompanhada do forte vento e de descargas atmosféricas, causaram danos à rede elétrica, afetando o fornecimento de energia em algumas regiões da capital.
A empresa disse que foram registradas diversas ocorrências de queda de árvores sobre a rede elétrica, causando danos severos. “A Distribuidora ainda comunica que aumentou em 300% o número de equipes em campo para atender as ocorrências”, afirmou o comunicado.
“Atualmente, 67% dos clientes impactados já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. Os trabalhos seguem durante este sábado (4), com o fornecimento sendo restabelecido gradualmente até o final do dia”, diz ainda a nota.
Concessionária também reforçou seus canais de atendimento para registrar interrupções no fornecimento. “Os clientes podem entrar em contato por telefone no 0800 086 0800; pela assistente virtual Clara no WhatsApp (86) 3228-8200; site equatorialenergia.com.br e app Equatorial Energia”.
A empresa ressaltou ainda que, em caso de cabo partido, o recomendado é manter distância, isolar a área e entrar em contato com eles.
Autoridades se reúnem para analisar estragos da chuva e definir ações
Remoção de árvores e resgates de animais
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) também divulgou uma nota, na qual relatou ter registrado diversas ocorrências de remoção de árvores que caíram sobre fiações elétricas e resgates de animais.
No bairro Real Copagre, uma árvore caiu sobre dois veículos, enquanto na PI-112, que interliga Teresina a José de Freitas, uma árvore de grande porte obstruiu parcialmente a rodovia até sua remoção, já no turno da noite, o que dificultou os trabalhos das equipes.
“O CBMEPI reforça que as equipes permanecem de prontidão 24 horas, e que chamadas de emergência devem ser realizadas pelos números 193 ou 190 (Central do Copom). A corporação segue comprometida em atender a população com eficiência e segurança”, afirmou o comunicado.
A previsão de chuva continua neste sábado, com possibilidade de acumulado de 15 mm, principalmente à noite.