Quem vai pagar o pato? por *Maria de Jesus Marques.

Tenho 44 anos de atuação no magistério, e há 23 anos estou na rede pública municipal. Com 63 anos, sou professora no Curso de Pedagogia da UESPI e da Educação Infantil, em uma creche da periferia da cidade, na qual atuo.

Venho a público, colocar aqui a minha indignação, diante da posição retrógrada de alguns gestores da educação pública municipal dessa cidade, pois desde o mês de agosto, o corpo docente da nossa escolinha planejou dentre as atividades pedagógicas de comemoração do aniversário da cidade de Parnaíba, alguns momentos para atividades lúdicas, desfile pelo entorno da escola e uma aula passeio. Principalmente esta última, exige uma logística diferenciada: um ônibus para transportar as crianças.

Desde o início, tenho observado estar havendo um verdadeiro boicote a essa atividade, assim como a outras, por parte da Secretaria de Educação – SEDUC, ou do setor responsável pelos ônibus escolares. O local escolhido para a atividade DA AULA-PASSEIO, foi a Lagoa do Portinho. Pois muito bem: crianças motivadas, professoras animadas; coreografia ensaiada; mobilização dos pais, tudo acertado, tudo confirmado!!! Só que não! O principal, o ônibus escolar, foi negado na véspera, no auge de toda a animação de todos. Diga-se de passagem, essa não é a primeira vez.

 Qual o argumento para justificar, mais uma vez essa negação? – “Criança tem que estar é na sala de aula, na escola” (não sei quem proferiu essa célebre frase, que deverá fazer parte das novas diretrizes curriculares das escolas de educação infantil de Parnaíba. Pobre FREINET!!! O que deve estar pensando em seu túmulo sobre como a sua teoria é ignorada por gestores de uma secretaria municipal da segunda maior cidade do estado do Piauí?

A aula passeio, é uma prática metodológica capaz de satisfazer a vontade e a curiosidade das criancinhas, de quererem conhecer o mundo para além das quatro paredes da sala de aula. Onde essa gente terá aprendido que o lugar das crianças é confinado em sala de aula¿ Santa estupidez, que as gerações do século 21 não aceitam!

Passada a frustação do passeio não realizado – Então, “tudo bem”, “vamos fazer aqui mesmo” na escola, “vai dar tudo certo, não tem problema”… Tem problema, sim senhor! Tem sim,  senhora!!!! Isso é uma falta de respeito e não é a primeira vez que acontece! Chega de tanto conformismo, diante de tanta incompetência nessa secretaria. Por tudo isso e mais algumas coisas, é que quero manifestar aqui, o meu repúdio a essa falta de respeito para com a nossa escola, a nossa diretora, às professoras, às famílias das crianças e principalmente, às crianças que se animaram, estavam ansiosas pela aula passeio na Lagoa do Portinho. Nem as crianças, nem suas famílias, nem nós professoras temos que pagar o pato pelas divergências políticas que estão acirradas nesse período, entre os apoiadores do prefeito e do seu candidato. Chega de boicote!

 

 

Maria de Jesus Marques (Dude) Doutora em Educação pela USP, professora da Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Educação em Parnaíba-Piauí.  Na foto acima, a terceira da esquerda para a direita. 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!