O Piauí acaba de confirmar a quarta morte por dengue no estado. Segundo a Secretaria de Saúde, o óbito aconteceu no município de Bom Jesus. O local registrou outras três mortes nos últimos meses: um homem de 51 anos e um paciente de 26 anos.
Na manhã desta sexta-feira (5), a terceira morte foi registrada. A vítima era uma mulher de 31 anos, natural de Manoel Emídio. A morte aconteceu em fevereiro, mas somente na quarta-feira (3) o diagnóstico foi confirmado pelas autoridades em Saúde do Estado.
O Piauí tem registrado aumento no número de casos prováveis. O Boletim Epidemiológico divulgado recentemente pela Sesapi apontam que, nos três primeiros meses de 2024, o estado registrou um total de 4.670 casos prováveis. O número representa um crescimento de 78% em relação ao mesmo período do ano anterior. Teresina registra a maioria dos casos, com 1.491 ocorrências, seguida por Bom Jesus (1.079), Currais (333), Parnaíba (193) e Guadalupe (138).
Além disso, dados parciais do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA), mostram que 103 estão em alerta para surto de dengue e outras 21 estão em áreas de risco para ocorrência de casos. As informações serão enviadas para o Ministério da Saúde.
Devido à alta incidência de ocorrências nas últimas semanas, é previsto que o diagnósticos de dengue aumente ainda mais nos meses seguintes. Ao Dia, a Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, ressaltou que a entidade tem buscado fornecer orientações à população, especialmente no Sul do estado, onde o número de ocorrências de dengue tem apresentado crescimento.
“Estamos atualmente na região de Corrente e Bom Jesus e iremos trabalhar o diagnóstico desses casos, realizando ações juntos aos agentes de epidemias. Estamos orientando a população sobre como proceder em relação aos casos. Na próxima semana, é provável que a equipe vá para a Picos, a fim de orientar a população especialmente em relação à limpeza e ao uso do fumacê”, disse.
Perfil dos pacientes
O painel temático da Dengue, produzido pela Sesapi, mostra que a maior parte dos casos prováveis da doença está entre as pessoas de 20 a 29 anos: 687 casos prováveis são em pacientes mulheres e 528 são em pacientes homens. A menor taxa de incidência está entre os idosos de 80 anos e mais (17 casos entre os homens e 23 casos entre as mulheres).
Quais os sintomas da Dengue?
A dengue pode causar, dentre outros sintomas:
- Febre alta acima de 38.5ºC.
- Dores musculares intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo.