A Prefeitura de Riacho Frio, no sul do Piauí, fez uma surpresa para os profissionais da educação ao pagar não só o salário de novembro, mas também o 13º, 14º, 15º e 16º salários. A medida foi anunciada como parte de uma política de valorização dos educadores e visa reconhecer o trabalho dos professores e servidores da rede municipal de ensino.
Conforme o prefeito Jabes Júnior, o pagamento dos salários extras é visto como uma forma de fortalecer a economia local, já que cerca de R$ 4,8 milhões estão circulando no município.
“Pagamos o salário de dezembro e o 13º, mas também pagamos o 13º, 14º, 15º e 16º salários para todos os servidores municipais da educação, valorizando a educação e a economia do município. Professores, vigias, merendeiras, e cargos técnicos da secretaria de educação foram beneficiados”, disse.
Valores foram pagos com recursos do FUNDEB
Os pagamentos do 14º, 15º e 16º salários aos servidores da rede municipal de ensino de Riacho Frio foram viabilizados por meio de sobras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). A informação foi confirmada pelo prefeito Jabes Júnior.
De acordo com informações do Portal da Transparência, a cidade de Riacho Frio contava, em 2022, com 218 servidores na rede municipal de educação, sendo 94 deles professores. O orçamento do município naquele ano foi de pouco mais de 2 milhões de reais, com um crédito suplementar que elevou esse valor para cerca de 26 milhões de reais.