O projeto de um livro do ex-deputado federal Felipe Mendes (foto), sobre o Rio Parnaíba foi aprovado pelo ministério da cultura, para financiamento com recursos de incentivos fiscais da Lei Rouanet, com prazo de execução até julho de 2025. “Como o trabalho está adiantado, creio que ficará pronto até abril”, garante Felipe Mendes.
Abaixo texto de Felipe Mendes enviado ao blog com informações importantes sobre o livro:
“O livro Rio Parnaíba: uma viagem artística e sentimental- das nascentes ao Delta, como o nome diz e é extenso na verdade é um livro que junta textos literários meus, textos técnicos, que aí no caso a minha filha caçula Rosana quem vai escrever, pois ela é geógrafa na Agência Nacional de Águas, ela é especialista em recursos hídricos e está compondo uma equipe da Ana com o governo e a sociedade. O nosso comitê da bacia hidrográfica da bacia do Rio Parnaíba que está sendo organizado no momento.
O livro terá além dos textos que são a parte menor, fotografias cerca de 250, vídeos, cerca de 50, que serão acessados mediante um código QRcode na pagina onde tiver a foto do assunto, terá vídeo.
Ainda assim, terá, estatística sobre população, produto, renda IDH e aspecto do saneamento principalmente água e esgoto das cidades ribeirinhas do Piauí e Maranhão.
Ainda eu consegui mapas históricos do século dezenove no serviço de mapas do Exército brasileiro no Rio de Janeiro mapas do rio, do Delta. Modo que é um livro que reúne textos e fotos, imagens que eu creio que será fonte de pesquisa para estudantes por exemplo. O livro foi aprovado pela lei Roaunet para captação de recursos de incentivos fiscais para custear a edição que cerca de trezentos mil por que é um livro caro para ser editado, um livro grande da dimensão grande são trinta por vinte centímetros a página, , capa dura enfim, o papel especial da melhor qualidade como rio merece.
E é uma proposta de não só de preservação do rio e culto a memória de muitos piauienses e maranhenses brasileiros inclusive alemães que vieram estudar o rio com Gustavo Dote e tantos outros que fizeram a nossa riqueza maior que é o rio Parnaíba se tornar não só um patrimônio da natureza no Piauí como um patrimônio cultural nosso devido ser fonte de inspiração de poetas e assim por diante. Esse é o livro que está sendo já elaborado e que eu espero lançar em meados de abril maio por aí isso”, disse Felipe Mendes.