Prefeito eleito de Parnaíba, Francisco Emanuel, diz em entrevista, que não vai se encontrar com Rafael Fonteles.

Francisco Emanuel, prefeito eleito de Parnaíba no último domingo dia 6 de outubro, convocou a imprensa parnaibana para uma coletiva na casa do prefeito Mão Santa, na tarde desta sexta-feira, 11 de outubro. Emanuel, que foi apelidado de “novo Francisco”, ou “menino do Mão Santa”, obteve 54.393 votos. Ele chegou à coletiva acompanhado da deputada estadual Gracinha Mão Santa.

Emanuel iniciou a entrevista destacando que desde segunda-feira dia 7, um dia após os resultados, já iniciou o período de transição. “Já me desloquei até a prefeitura. Estou trabalhando ao lado do prefeito Mão Santa, e comprometi com ele de que até dezembro acompanhá-lo e ajudá-lo em todo esse período de transição”, destacou.

Secretariado

Indagado sobre possíveis nomes para seu secretariado, ele enfatizou que o perfil será o mesmo dele, quando secretário da atual gestão, seguindo o perfil do prefeito Mão Santa. “Pessoas que realmente tenham interesse em trabalhar, que tenham disponibilidade, e principalmente, que tenham interesse em servir.”

Concurso público

Uma das promessas de campanha, Francisco analisará todos os eixos, e quais áreas estão precisando. “Como foi prometido em relação à Guarda Civil Municipal – umas das áreas -, área da saúde, área da educação. Todas as áreas serão analisadas com calma, sem pressão, e o que for preciso, a gente vai fazer para poder melhorar mais ainda a administração pública”, enfatizou o prefeito eleito.

Câmara de vereadores

Dezenove vereadores vão compor a Câmara Municipal a partir de 2025, sendo 11 deles eleitos no último domingo, na base da oposição. Questionado sobre sua relação com eles, Emanuel disse: “Eu respeito os três poderes. Eu não vou intervir. Eu vou deixar que a casa se comporte da maneira que eles acharem melhor, e vou aceitar a decisão deles, e trabalhar em conjunto também.”

Segundo Emanuel, já há diálogos com os vereadores de oposição. “A gente vai tratar com calma. A gente tem tempo pra isso. A gente tem ai três meses aproximadamente até dezembro – 90 dias -, e a gente vai conversar. A gente vai analisar realmente quem tá com interesse em servir ao nosso lado, e nó vamos estar de portas abertas para poder somar forças”, enfatizou.

Continuidade de projetos da gestão do prefeito Mão Santa

Uma obra recente entregue à população foi a obra de urbanização da praia da Pedra do Sal. Segundo Emanuel, ele dará continuidade, em uma segunda etapa. Há projetos de festivais de músicas para fomentar o turismo na praia parnaibana, além de campeonatos de futebol de areia, de vôlei, de beach tennis, e campeonato de surf.

Governador Rafael Fonteles convida prefeitos eleitos para discutir parcerias, em encontro

Francisco Emanuel deixou bem claro que não participará do encontro. “Eu analisei, e não tem como a gente ter um diálogo com o governador diante de quase 200 prefeitos. Então pra mim isso não vai resultar em nada. Eu não vou participar de evento que sejam para promover mídia, de forma alguma. Eu vou preparar meus projetos, separar minhas ideias, vou marcar uma reunião com ele individual. Saber realmente o interesse dele com Parnaíba, e a gente junto vai traçar metas, e eu irei apresentar à população tudo o que eu estarei levando para o governador e vou pedir a ele um prazo de uma resposta para os pedidos que vou levar a ele, e apresentarei a população. Eu não quero trabalhar com mídia. Quero trabalhar com realidade.”

Articulações com deputados estaduais

Emanuel disse já estar se articulando com alguns deputados. “Inclusive nessa próxima semana já estarei fazendo visitas a deputados estaduais também, justamente pra ver questão de recursos e emendas para 2025. Não vou esperar, vou aproveitar esses noventa dias e começar as visitas em busca de recursos”, disse o prefeito eleito.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!