Os policiais civis de Parnaíba realizam um protesto na manhã desta terça-feira (20) em frente à Sede da Delegacia Regional da cidade. O ato é uma resposta a retirada de uma faixa de protesto na cidade, depois de ordem do delegado Ayslan Magalhães, sob suposta determinação do Delegado Geral Luccy Keiko e do Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.
A faixa criticava a administração do governador Rafael Fonteles, pedindo valorização e reestruturação da Polícia Civil. Atualmente, a Polícia Civil do Piauí está entre as menos remuneradas do Brasil, ocupando a 24ª posição entre os estados da federação.
Os manifestantes alegam que a censura à faixa é um exemplo das tentativas de suprimir suas manifestações legítimas, nas quais reivindicam melhores condições de trabalho e salários.
O protesto também destaca a insatisfação crescente com a falta de diálogo entre a categoria e o governo estadual, que, segundo os policiais, tem ignorado as demandas por melhorias estruturais e salariais. A paralisação dos serviços não essenciais na delegacia foi uma das formas de pressionar as autoridades a reverem suas políticas e a respeitarem o direito de livre expressão dos servidores públicos, que segundo os policiais, não tem funcionado.