Piauí tem cidades sob risco de sofrer desastres ambientais, Parnaíba corre risco de enxurrada e inundação, aponta dados de estudo.

A capital Teresina e outros 46 municípios do Piauí apresentam risco de ocorrência de desastres naturais como deslizamentos, enxurradas e inundações, conforme um levantamento realizado pelo governo federal e publicado em abril de 2024.

Os dados fazem parte de um estudo coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República.  Segundo o levantamento, mais de 75 mil piauienses – ou 3,7% do total – estão expostos a possíveis desastres ambientais. Entretanto, o estudo teve acesso à população em área de risco de apenas 30 dos 47 municípios do Piauí.

O estudo foi solicitado pelo governo para nortear as obras previstas para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos em infraestrutura em todo o país.

“A urbanização rápida e muitas vezes desordenada, assim como a segregação socio-territorial, têm levado as populações mais carentes a ocuparem locais inadequados. Essas áreas são habitadas, de forma geral, por comunidades de baixa renda e que têm poucos recursos para se adaptarem ou se recuperarem dos impactos desses eventos”, aponta o relatório.

No Brasil, 1.942 cidades – mais de um terço do total – têm moradores em regiões consideradas suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e inundações.

O registro é quase 140% maior do que o levantado pelo governo federal há 12 anos. À época, 821 municípios foram listados como suscetíveis a estragos causados por fenômenos naturais.

De acordo com a Casa Civil, o país registrou 23.611 ocorrências de desastres naturais, 3.890 mortes e 8.226.314 desalojados ou desabrigados no período entre 1991 e 2022.

Veja a lista das cidades do PI sujeitas a desastres naturais:

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!