O Piauí segue com três rios acima da cota de inundação, informou nesta segunda-feira (15) o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na Bacia do Parnaíba. Os rios que se encontram nessa situação são o: Parnaíba em Luzilândia, Marataoan em Barras, e Longá em Esperantina.
Na cidade de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,84 m, estando 14 cm acima da cota de inundação de 5,70 m, com a tendência de se manter em equilíbrio nas próximas horas.
Em Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,29 m, estando 9 cm acima da cota de inundação de 4,20 m, devendo manter seu nível em equilíbrio nas próximas horas caso não sejam observadas chuvas intensas.
Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 7,56 m, estando bastante elevado, pois está 16 cm acima da cota de inundação. Segundo o CPRM, a tendência de momento é que o rio se mantenha em recessão nas próximas horas, devendo chegar a valores próximos de 7,47 m.
Na cidade de Teresina, a cota atual do rio Poti, é de 6,71 m, e deve ter uma redução, devendo chegar em valores da ordem de 6,45 m, em situação de normalidade.
Ainda na capital, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,19 m, portanto 29 cm acima da cota de atenção, sendo prevista uma pequena elevação nas próximas horas.