Período de defeso do caranguejo uçá a partir de 10 de fevereiro.

Uma campanha do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, divulgou os períodos de defeso do caranguejo-uçá, espécie típica do manguezal e presente em toda a costa brasileira.

Após o primeiro defeso do ano, ocorrido de 12 a 17 de janeiro, um novo período de proteção se iniciará neste sábado (10). A medida vai até o dia 15 de fevereiro e abrange os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá.

Durante as janelas de defeso da espécie, conforme portaria do Ministério da Pesca e Aquicultura, fica proibida a captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus nos estados acima.

Depois de fevereiro, o próximo período de defeso do caranguejo-uçá ocorre de 11 a 16 de março. Segundo o ICMBio, tais datas são escolhidas por conta da lua nova, que é quando macho e fêmea saem de suas tocas para o acasalamento e desova.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!