Segundo dados divulgados pelo diretor de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança, Fernando Aragão, dos 224 municípios piauienses, apenas nove possuem o trânsito municipalizado.
Para Aragão, esta condição acaba impedindo ações voltadas para o segmento com apoio de outros entes. “Vamos conversar com os prefeitos para falarmos da importância da municipalização do trânsito. Com o trânsito municipalizado temos como reduzir os problemas provocados no trânsito, como exemplo, a saúde que é bastante prejudicada por conta dos atendimentos de vítimas de acidentes”, afirma.
O Piauí tem hoje apenas nove cidades com o trânsito municipalizado, das 224 existentes. Além da capital, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Floriano, Picos, Corrente, Uruçuí e São Raimundo Nonato já aderiram ao processo de municipalização.
No ano de 2022, 161 pessoas foram presas ao dirigir sob efeito de álcool. Já em 2023, foram presas 601 pessoas pelo mesmo motivo. “De 20% a 50% das pessoas que se envolvem em acidente de trânsito estão sob efeito de álcool”, acrescenta Fernando Aragão.