Há 180 anos, em 14 de agosto de 1844, Parnaíba deixava de ser uma vila para se tornar oficialmente uma cidade, marcando o início de uma nova era de desenvolvimento e progresso.
Nesta quarta-feira, 14 de agosto, Parnaíba celebrou uma das datas mais importantes de sua história com o tradicional Desfile Cívico em homenagem ao Dia da Parnaíba. O evento, que reúne diversas escolas do município, marca a data em que, em 1844, Parnaíba deixou de ser uma vila para se tornar oficialmente uma cidade.
As ruas do Centro da cidade foram tomadas por alunos e professores que, com uniformes e bandeiras, prestam suas homenagens em um desfile que simboliza o orgulho e a valorização da história local.
O desfile cívico conta com a participação de bandas marciais, fanfarras, e apresentações que retratam a cultura e a história da cidade. A data, que remonta há 180 anos, é uma viagem no tempo, enfatizando sobre a importância da cidade no cenário estadual e nacional. Desde a elevação, Parnaíba tem se destacado, sendo hoje um dos principais polos econômicos e turísticos do Piauí.
Abaixo as homenagens aos profissionais da imprensa em Parnaíba. Dentre os quais foram homenageados o comunicador Helder Souza, o jornalista Daniel Santos e o repórter cinematográfico Juciê Machado.