Nêgo Bispo e Idelmar Cavalcante são finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico. Premiação acontece na terça.

Dois escritores piauienses estão entre os finalistas da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e marcado para terça-feira (6). O pensador Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, e o professor universitário Idelmar Cavalcante concorrem à premiação de R$ 5 mil.

A obra de Nêgo Bispo, falecido em dezembro de 2023, é o livro “A terra dá, a terra quer”, publicado no mesmo ano. O escritor explora o conceito de contra-colonialismo e contrapõe o modo de vida quilombola – mais especificamente do quilombo Saco Curtume, no Piauí – ao da sociedade colonialista.

Já o livro de Idelmar Cavalcante é uma adaptação de sua tese de doutorado “Inventário de uma memória consagrada: Benjamim Santos nos interstícios do teatro pernambucano (1960-1970)”. O professor aborda a formação do teatro de Pernambuco e a negligência do trabalho do dramaturgo e diretor piauiense Benjamim Santos, que atuou na área nos meados da década de 1960.

Idelmar concorre na categoria de Artes, enquanto Nêgo Bispo está listado na categoria de Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, ambas pertencentes ao eixo Ciência e Cultura. Cada categoria conta com outros três finalistas; além da premiação em dinheiro, os autores disputam também uma estatueta.

Criado em 2024, o Jabuti Acadêmico é dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais e visa valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. É um prêmio diferente do Jabuti, realizado desde 1958 e entregue aos autores que se destacam na literatura nacional.

A cerimônia de entrega da premiação ocorre na terça, em São Paulo, onde serão revelados os vencedores das 29 categorias, distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Um total de 1.953 obras foram inscritas na edição inicial.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!