Mostra de Cinema vai exibir em Teresina e Parnaíba filmes feitos por piauienses e maranhenses.

A II Mostra Piranhão de Cinema vai ocorrer entre terça-feira (10) e domingo (15 de dezembro) e vai contar com ampla programação com oficinas, exibições de filmes, debates e apresentações culturais. Diretores, produtores e cineastas com atuações diversas no cinema vão participar das atividades do evento.

O evento vai acontecer simultaneamente em seis cidades, três do Piauí e três do Maranhão – o nome da mostra, “Piranhão”, surge da junção dos estados Piauí + Maranhão. A maior parte das atividades vão acontecer em Teresina, mas também ocorrerão exibições de filmes em Parnaíba e Amarante, no Piauí, e também em São Luís, Timon e Santa Rita, no Maranhão.

Clube dos Diários, no Centro de Teresina, vai contar com a programação que terá oficinas, mostras de filmes e apresentações culturais durante os seis dias. No local, todos os dias, terão exibições de filmes piauienses e maranhenses. O evento é aberto ao público e a participação é gratuita.

A abertura do evento vai acontecer no dia 10 de dezembro às 16h na Sala Torquato Neto, no Clube dos Diários, e vai contar com um painel sobre Cinema de Margem e Cinema Negro. Durante todas as noites, após as apresentações e debates, acontecerão apresentações culturais. Na abertura, será exibido o filme Confluências, de Dacia Ibiapina e que fala sobre a trajetória e a vida do pensador e ativista quilombola piauiense Nego Bispo.

Durante todos os dias, as exibições de filme ocorrerão sempre a partir das 19h e serão sucedidas por debates. Também ocorrerá no Clube dos Diários a oficina de Produção Executiva, ministrada por Tay Pinheiro. Além dessas, as oficinas de Cinema no Interior, Roteiro no Audiovisual e Assistência de Direção ocorrerão de forma online.

O projeto foi contemplado na Lei Paulo Gustavo, com realização de Labcine Filmes, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), Governo do Estado do Piauí, Paradisco Multiplica, Tarrafa Produtora, Cardume, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), Todes Play e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

O homenageado da Mostra Piranhão de Cinema 2024 é pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo. Filósofo, poeta, escritor, professor e ativista político. Ele atuou em movimentos sociais e em organizações de defesa da cultura dos quilombos.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!