Marcelo Rubens Paiva, autor do livro “Ainda Estou Aqui”, foi anunciado como convidado da 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), que ocorre este ano em Teresina. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (06) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Quixote, organizadores do evento literário.
O SaLiPi 2025, que há onze anos ocorre no Espaço Rosa dos Ventos, nas dependências da UFPI, vai acontecer do dia 6 ao dia 15 de junho e engloba venda de livros, palestras e apresentações culturais em sua programação.
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou a importância da presença do autor para o evento. “Mais do que literatura, o evento trará uma reflexão essencial sobre o período da ditadura no país, além de discutir o papel da mulher, representado por Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, que lutou incansavelmente em defesa da democracia”, ressaltou a reitora.
O autor já marcou presença em outra edição do Salão do Livro, ocorrido em 2017, também na Universidade.
O livro que trouxe o 1º Oscar para o Brasil
‘Ainda Estou Aqui’, primeiro filme original Globoplay, vence o Oscar de melhor filme internacional.
O filme estrelado por Fernanda Torres e dirigido por Walter Salles, que rendeu ao Brasil seu primeiro Oscar, foi baseado no livro “Ainda estou aqui”, que retrata a vida da família de Marcelo Rubens Paiva, autor da obra, que perdeu o pai durante a ditadura militar no Brasil.
A história retrata a década de 1970, no Rio de Janeiro, onde morava a família. Um dia, Rubens Paiva (Selton Melo) é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice (Fernada Torres), cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas, é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.
Até chegar ao Oscar, o filme participou de muitos festivais internacionais e premiações como Globo de Ouro, Goya, Festival de Veneza e Festival Internacional de Roterdã. No grande evento, o longa recebeu três indicações de melhor filme internacional, melhor atriz (para Fernanda Torres) e melhor filme, indicação inédita para o país, trazendo o 1º Oscar para o Brasil na categoria melhor filme internacional.