Mais de 45 tartarugas são encontradas mortas em praia no litoral do Piauí. Luz das barracas é uma das causas, diz ITD.

Cerca de 48 filhotes de tartarugas foram encontrados mortos na Praia Peito de Moça, em Luís Correia, 350km de Teresina, na segunda-feira (31). A vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, Werlanne Mendes, disse ao g1 que a morte dos animais se deu pela poluição fotovoltaica, causada pela luz branca que vem de postes e barracas de praia.

“Elas se deslocaram no sentido da luz. Nesses casos, elas acabam seguindo para o lado oposto do mar e morrem desidratadas, pela falta de água”, explicou Werlanne Mendes. A vice-presidente do projeto reforçou que a iluminação artificial de forma inadequada nas praias de desova é extremamente prejudicial para a sobrevivência das tartarugas marinhas no litoral piauiense.

A fotopoluição desorienta as fêmeas e os filhotes após o nascimento. “Esses animais seguem em direção a luz, é assim que eles encontram o caminho do mar, seguindo a luz natural”, contou Werlanne. Lâmpadas brancas e muito intensas interferem que os animais encontrem o caminho do seu habitat natural. O recomendado nesse caso é a luz amarela ou âmbar e com baixa intensidade.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!