O Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco em Parnaíba está passando por reformas para ampliar a prestação de serviço de missão da Carteira de Identidade Nacional. As obras devem ser entregues em 180 dias e vão dispor de melhor estrutura para os cidadãos. A obra está orçada em R$ 600 mil. O Piauí tem 22% da população com a carteira de identidade digital, com proposta de chegar a 30% até o fim do ano e a 100% até 2026.
O Instituto de Identificação Digital de Parnaíba é o que tem mais produzido no Piauí e há um trabalho de descentralização do serviço por parte da Secretária de estado da Segurança do Piauí.
Enquanto o prédio do Instituto de Identificação localizado no Conjunto Cohab está em reforma, os atendimento foram transferidos temporariamente para a Escola Joaz Rabelo também no Bairro Rodoviária. Segundo o secretário Chico Lucas informou que, somente em 2024, foram emitidas 52 mil carteiras, e em Parnaíba o Instituto Digital é referência no Piauí.
O secretário Chico Lucas destacou ainda o Boletim de Ocorrência (BO) Integrado que foi implementado nas três forças de segurança do Piauí, que facilita o registro de informações de ocorrência dos cidadãos, uma novidade no Brasil. Desta forma, os cidadãos registram a ocorrência e as demais força de segurança tem acesso às informações.