Incêndio de grandes proporções em vegetação em Campo Maior.

Neste sábado, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, enviou equipes do Grupamento Aéreo e do Corpo de Bombeiros Militar para combater um incêndio de grandes proporções na cidade de Campo Maior.

Pela proximidade que o fogo se alastrava a um posto de combustível, a Polícia militar através do Grupamento Aéreo e Bombeiros, decidiram reforçar o combate com equipes da aeronave lideradas pelo Gerente de Operações da SSP, coronel Clayton Frota Gomes. “Assim que nossa viatura foi acionada prontamente montamos a estratégia de levar a aeronave e juntamente com o capitão William Bogéa dos Bombeiros deslocamos o helicóptero para dá mais celeridade a esta ocorrência, já que se tratava de uma situação com pontos de riscos como posto de combustível e residências próximas” explicou o coronel.

De acordo com o capitão dos Bombeiros Militares do Piaui, William Bogéa, que também esteve na aeronave a ocorrência foi bem sucedida, uma vez que Bopaer, Bombeiros e Brigadistas contiveram as chamas na vegetação dentro de um tempo que não levasse maiores riscos para o posto de gasolina. Até que o Bopaer fosse acionado, brigadistas do local e duas equipes dos Bombeiros Militar do Piauí, já vinham realizando as estratégias para impedir que o fogo do terreno trouxessem mais perigo para o posto de combustível, que encontrava-se a cerca de 100 metros do foco de incêndio.

Ao todo, a Aeronave do Bopaer utilizou cerca de sete mil litros d’água, totalizando 13 barris em toda área atingida pelas chamas.

Orientações para reduzir efeitos da fumaça na saúde

A população precisa estar ciente sobre como se proteger e evitar, sempre que possível, a exposição aos poluentes e à fumaça intensa e à neblina, causadas pelo fogo. Entre as recomendações do Ministério da Saúde estão o aumento da ingestão de água e de líquidos, como medida para manter as membranas respiratórias úmidas e, dessa forma, ficarem mais protegidas. O tempo de exposição deve ser reduzido ao máximo, devendo manter a permanência em local ventilado dentro de casa, se possível com ar condicionado ou purificadores de ar.

Para reduzir a entrada da poluição externa, durante os horários com elevadas concentrações de partículas, as portas e as janelas devem ser mantidas fechadas. As atividades físicas devem ser evitadas em horários de elevadas concentrações de poluentes do ar, e entre o meio dia e as 16h, quando as concentrações de ozônio são mais intensas.

É recomendável ainda a utilização de máscaras do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas para diminuir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas às áreas de focos de queimadas. A medida reduz o desconforto das vias aéreas superiores. Já máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas.

As recomendações devem ser seguidas por toda a população e a atenção deve ser redobrada em crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes.

Ao sinal de sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde a pasta indica a busca imediata de atendimento médico.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!