Por volta das 9h30 da manhã desta quinta-feira (19), fiscais federais do IBAMA, com apoio do GPM, apreenderam aproximadamente 200kg de peixe no Mercado Municipal de Buriti dos Lopes. A multa “ALERTA” é calculada por quilograma de peixe apreendido podendo chegar a um valor estimado à R$ 700 reais, durante o período da piracema.
O período de defeso Piracema no Estado do Piauí, começou em 15 de novembro de 2024 e acabará em 16 de março de 2025. Nesse período, a pesca e comercialização de algumas espécies, é estritamente proibido em determinadas regiões de norte a sul do Brasil.
Os agentes, chegaram em três viaturas do IBAMA nesta manhã de quinta-feira, e apreenderam no Mercado do Peixe localizado na rua Marechal Castelo Branco, cerca de 250 kg de peixe e multaram um vendedor de um BOX, com uma vasta variedade de peixes na pedra, e estocados em freezers, para venda.
Segundo agentes, a mercadoria apreendida deverá ser doada para uma instituição de caridade, e/ou encaminhada para um presídio mais próximo da região para alimentar detentos – a APAE, entidade filantrópica em Buriti dos Lopes, foi contemplada nesse caso.
Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)