Na manhã desta sexta-feira (21), professores, estudantes e historiadores realizaram uma manifestação em defesa do Arquivo Público Estadual do Maranhão, localizado na Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís.
O local não possui equipamentos de segurança contra incêndio, como extintores e sistema de sinalização e iluminação de emergência no local. A situação permanece coloca o prédio e seu acervo em risco iminente.
A Secretaria de Estado da Cultura informou, por meio de nota, que os projetos de recuperação estrutural do Apem já foram protocolados no IPHAN, e que está sendo alinhado com a equipe técnica e a equipe de engenharia do mesmo nesse trabalho.
A nota continua afirmando que outros projetos, principalmente os de manutenção da edificação após a estrutura, adequação e combate a incêndio, e todas essas questões para deixar o prédio em perfeitas condições para guardar parte da história do Maranhão, estão sendo feitos com todo cuidado.
O Secma conclui que o prédio do IEMA é o lugar mais próximo ao Centro, mais acessível e com boas condições para receber provisoriamente o Arquivo Público.
enquanto isso em Parnaíba, uma das cidades que se orgulham de mais promoverem cultura no Piauí, seu instituto histórico, criado há quase trinta anos, sofre o descaso do poder público.