A educação piauiense foi destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 tendo alcançado a melhor média no Ensino Médio entre os Estados do Nordeste e a quarta melhor média no Brasil. O desempenho do Estado acabou rendendo aos professores e servidores das escolas com as melhores notas uma gratificação. O Governo do Piauí anunciou nesta quinta-feira (05) que vai pagar um 14º Salário aos profissionais que atuam nas unidades de Ensino Médio com a melhor nota no Ideb.
O anúncio foi feito durante o 3º Encontro Gestão que Transforma. Chamado de Prêmio IDEB 2023, a gratificação também será concedida aos professores e servidores administrativos das 50 melhores escolas entre as 502 unidades de ensino com o melhor desempenho. Os ex-alunos destas instituições que realizaram em 2023 a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica também serão premiados com R$ 1.412. A previsão é de que o pagamento seja feito no final de 2024.
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles falou ainda sobre melhorias nas gratificações aos gestores da Educação para 2025. Segundo o chefe do Executivo, isso já foi inserido na Lei Orçamentária Anual junto com melhorias na remuneração dos diretores, coordenadores e premiações. “Em 2025 queremos ainda premiar as 60 melhores escolas no Ideb e, em 2026, serão 70 escolas”, disse Rafael.
Presente no Encontro Gestão que Transforma, o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, destacou que o pagamento do 14º salário para servidores das escolas premiadas no Ideb é o reconhecimento dos trabalhadores de todos que fazem a educação no Piauí. “Estamos valorizando as escolas que se destacaram em 2023 e nossa meta agora é buscar o primeiro lugar. Essa premiação é o reconhecido do trabalho de diretores, merendeiras, zeladores, vigias e professores que atuam nessas 50 escolas”, afirmou.
Uma das escolas que receberá a premiação com o pagamento do 14º salário é o Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves. A instituição é a primeira colocada do Ideb no Piauí. Seu diretor, Darkson Vieira Machado, comentou a conquista e falou sobre o orgulho do posto. “Quem faz a merenda, quem recebe no portão, quem está na sala de aula, todos estão sendo reconhecidos. É motivo de orgulho ver a transformação social por meio da educação pública”, destacou o diretor.
Piauí ficou no topo do ranking nordestino no Ideb.
Melhor média entre os estados nordestinos e a quarta melhor nota do Brasil. Foi este o desempenho alcançado pelo Piauí no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto. O Piauí obteve 4,5 pontos no Ideb para o Ensino Médio e ficou no topo do ranking nordestino junto com Pernambuco.
A nível nacional, o Estado ficou atrás apenas do Espírito Santo e Goiás, ambos com 4,8 pontos, e do Paraná, que liderou com 4,9 pontos. O Piauí também superou a meta de 4,1 pontos estabelecida para 2021 nas escolas estaduais, alcançando 4,3 pontos. Apenas as redes estaduais do Piauí, Goiás e Pernambuco conseguiram atingir esse objetivo.
O Estado também foi destaque nos anos iniciais do Ensino Fundamental em que superou a meta estabelecida para o ciclo de 2007 a 2021, que era de 5,1 pontos. Nos anos finais do ensino fundamental, o estado também se saiu bem, atingindo a meta de 5,2 pontos para o ciclo de 6º ao 9º ano.