O governador Rafael Fonteles promoveu 255 policiais militares, dentre oficiais e praças, nesta terça-feira (19), durante solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira, realizada no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí, em Teresina. Agora, já são mais de 3.200 promoções realizadas na atual gestão.
“É um dia para reverenciar toda a nossa tropa e um reconhecimento pelos seus serviços prestados. Afinal, é um compromisso nosso sempre valorizar a Polícia Militar do Piauí, formada por homens e mulheres que dedicam suas vidas a proteger as nossas vidas”, afirmou o governador.
O secretário da Segurança, Chico Lucas, pontuou que as promoções ocorrem pelos critérios de antiguidade, merecimento e mérito intelectual. “É um dia de reforçar e renovar os votos de dedicação. Este é o segundo momento do ano (o primeiro foi em 21 de abril, no Dia de Tiradentes) em que promovemos profissionais em reconhecimento ao trabalho árduo deles em proteção do povo piauiense”, destacou o gestor.
De acordo com o comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, já são mais de 3.200 promoções apenas na atual gestão do governador Rafael Fonteles, iniciada em janeiro de 2023. “É um momento que marca mais uma etapa de progressão na carreira desses profissionais que se dedicam diuturnamente. Ficamos felizes com o reconhecimento do governador e do secretário à PM-PI, instituição quase bicentenária de muito trabalho em prol dos cidadãos piauienses”, afirmou o militar.
Dia da Bandeira
O Dia da Bandeira foi estabelecido apenas quatro dias após a Proclamação da República, datada de 15 de novembro de 1889, por meio do decreto-lei nº 4, em reverência a este símbolo nacional tão significativo. Assim, celebrado especificamente em 19 de novembro, representa mais um elemento marcante na consolidação da identidade do Brasil.
Quando uma bandeira brasileira se torna desgastada, suja ou danificada, é crucial substituí-la prontamente por uma nova. A bandeira retirada deve ser entregue a uma unidade militar, responsável por realizar sua incineração no dia 19 de novembro. Este procedimento respeitoso preserva o valor simbólico do emblema nacional.