Ao som de uma música suave de um piano com o melhor da música popular brasileira, com os clássicos de Tom Jobim e Vinícius de Morais, o Gabinete de Leitura, na avenida Presidente Getúlio Vargas, promoveu no final da tarde desse sábado 29de julho, o lançamento do livro Terra Talhada, do poeta, romancista e contista Carlos Vasconcelos, natural de Tianguá, no Ceará.
O Gabinete de Leitura é um verdadeiro presente do professor Manoel Domingos Neto, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, para a terra onde seu avô, o empresário Ranulpho Torres Raposo, se estabeleceu no início do século XIX em atividades de representação comercial e presidente de associação de classes.
No evento desse sábado, pela Academia Parnaibana de Letras, estiveram o secretário geral, poeta Antônio Gallas Pimentel e sua esposa, o romancista, contista, editorialista a cronista Pádua Marques, Israel Correia, o poeta e memorialista Benedito Lima, o professor e poeta Claucio Ciarlini, estudantes da Escola Borges Machado, acompanhados de sua diretora a professores, o artista plástico Zé de Maria, o escritor Carlos Pontes e sua esposa Cloris Violeta, convidados e funcionários do Gabinete de Leitura.
Uma noite para marcar a cultura e lhe conferir um lugar merecido, com sua rica biblioteca, sua galeria de arte, tudo isso foi de um momento de grande significado para a cultura de Parnaíba.
O lançamento do livro de Carlos Vasconcelos marca um novo momento para a cultura de Parnaíba e para o Piauí. Um espaço que respira a história.