Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí lança edital com bolsas para iniciação científica.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí lançou um edital com 200 vagas de bolsas de iniciação científica para fomentar a pesquisa em instituições de ensino superior do estado, sendo 100 para pesquisadores homens e 100 para mulheres.

O período de submissão dos projetos começa nesta sexta-feira (21) e segue até o dia 15 de julho no site da Fapepi.

Confira aqui o edital

As bolsas serão no valor de R$ 700, por um período de 12 meses, a partir de um orçamento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fapepi (PBIC), no valor total de R$ 1,68 milhão.

O público-alvo do edital são estudantes de instituições de ensino superior públicas do estado do Piauí. O edital determina que 60% dos projetos devem estar alinhados às áreas prioritárias de desenvolvimento do estado.

Serão fomentadas propostas de pesquisa destinadas à produção de conhecimentos científicos e inovadores que contemplem um dos seguintes eixos temáticos:

  • Agro: Agregação de Valor das Cadeias Produtivas Principais, Agroindústria, Agricultura de Precisão e Melhoramento Genético;
  • Meio Ambiente: Energias Limpas, Clima, Turismo;
  • Tecnologia da Informação: Inovação Tecnológica em Saúde, Educação e Finanças;
  • Livre: Temáticas relacionadas às diversas áreas do conhecimento.

Para concorrer às vagas, é necessário:

  • possuir o título de Mestre ou Doutor;
  • ter vínculo empregatício ou funcional com instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, de ensino e/ou pesquisa, sediadas no Estado do Piauí.

Foi ainda determinado que 120 cotas de bolsas serão distribuídas entre os 12 territórios de desenvolvimento do estado do Piauí, sendo 10 cotas de bolsas para cada território.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!