Francisco Gerson Amorim de Meneses é forte candidato a uma cadeira na Academia Parnaibana de Letras.

É natural de Piracuruca no Piauí e residente em Parnaíba, no mesmo estado desde novembro de 2007. Filho de Antônio Francisco de Meneses e de Zilmar de Amorim Meneses, pai de Teresa Evelin e de Antonio Neto.

 

Ex-militar do Exército Brasileiro, atualmente é professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí em regime de dedicação exclusiva e exerce a função de Coordenador do Curso Superior Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS.

 

É graduado em Ciência da Computação – UESPI, com especializações em Análise de Sistemas – UESPI e em Banco de Dados – CEFET, mestre em ciência da computação – Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e Pós -Doutorando em Arqueológica pela Universidade Federal do Piauí.

 

Pesquisador de Computação Aplicada, com projetos de pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento, Lógica Fuzzy, Biblioteca Digital, Cloud Computing, Geoprocessamento, Computação Gráfica, Arqueologia e Biotecnologia. Destaque para a Computação Visual aplicada na Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos voltados para o processamento de imagens de arte rupestre.

 

É escritor, poeta, cordelista e contista. Colaborador de várias coletâneas, entre elas o “Almanaque da Parnaíba” e a série “Piauí em Letras”. É autor das obras:

  • Um pouco sobre minha terra (2000),
  • Aventura na pedra do índio (2001),
  • Aqui me tens de regresso (2003),
  • Se divertindo com o Teté e a Tetê – Literatura Infantil (2018),
  • Versos retos de um poeta torto (2018) e
  • Ensaio Histórico e Genealógico dos Meneses da Piracuruca (2022).

 

É editor-chefe e proprietário do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701), além de idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com). Ambos os projetos a partir de 1999, com o objetivo de divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.

Seu rico e dinâmico trabalho como cientista, arqueólogo, ornitólogo, ambientalista lhe dão todas as credenciais para desejar fazer parte da Academia Parnaibana de Letras.

 

 

 

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!