O prefeito eleito de Parnaíba, Francisco Emanuel (Progressistas), concedeu sua primeira entrevista à TV Costa Norte após ser vitorioso nas urnas. Francisco destacou o sentimento de responsabilidade ao assumir o comando da segunda maior cidade do Piauí a partir de 2025, pontuando seus planos para a gestão, sobre o retorno do gabinete do prefeito a sede da Prefeitura na Rua Itaúna; Sobre as tratativas para encontro com o governador Rafael Fonteles; Eleição da Presidência da Câmara e Composição do secretariado municipal. Entre as revelações, chamou a atenção o convite ao atual prefeito Mão Santa e sua esposa, Adalgisa Moraes Souza, para compor o novo secretariado.
Convite a Mão Santa e Adalgisa
Francisco Emanuel ressaltou a relevância da experiência de Mão Santa para o sucesso de sua futura gestão. “O prefeito Mão Santa é alguém que eu vejo que realmente ama Parnaíba e os parnaibanos. É uma pessoa que Deus me deu a oportunidade de ter ao meu lado e que vai estar comigo para tirar dúvidas e pedir conselhos”, afirmou Francisco. Ele destacou que Mão Santa será um conselheiro próximo, contribuindo não apenas com orientações técnicas, mas também com sua visão política. “Se eu tenho a oportunidade de contar com ele, vou usá-lo o máximo que puder”, completou.
Francisco também destacou o papel de Adalgisa Moraes Souza, afirmando que a atual primeira-dama poderá ser integrada ao secretariado. “Tanto Mão Santa quanto Dona Adalgisa são pessoas que eu quero ao meu lado nessa nova fase”, pontuou o prefeito eleito.
Papel da Deputada Gracinha Mão Santa
Além de Mão Santa e Adalgisa, Francisco mencionou a importância da deputada Gracinha Mão Santa na nova gestão. “A deputada Gracinha terá um papel fundamental ao meu lado, buscando recursos e contribuindo com opiniões estratégicas”, declarou o futuro gestor, ressaltando a ampla experiência política de Gracinha, que será uma figura central na composição do secretariado e nas ações de captação de recursos para o município.
Suspensão de contratos e chamada de concursados.
Questionado sobre a suspensão de contratos dos professores celetistas e a convocação dos professores concursados do Município, ele garantiu que as obrigações legais serão cumpridas de forma transparente. “Existe um contrato com os celetistas, e tenho certeza de que o prefeito Mão Santa vai cumpri-lo conforme está estabelecido. O mesmo se aplica aos concursados: todo edital tem um prazo de validade, e vamos respeitar isso”, explicou Francisco. O prefeito eleito ressaltou que a prioridade será atender às necessidades das escolas e fazer as devidas convocações no início de 2025, se for necessário.