Área fica localizada no bairro Piauí e recebe esse nome pelos recorrentes casos de alagamento.
O drama das famílias do “Piscinão de Parnaíba” voltou a se repetir durante toda a noite e madrugada desta sexta-feira (07/03) por conta das fortes chuvas que caíram sobre a cidade. Várias famílias tiveram perdas materiais e muitos transtornos. O Corpo de Bombeiros esteve aqui na localidade e teve que resgatar várias famílias por meio de embarcação.
A área, que fica localizada no bairro Piauí, ficou conhecida como “Piscinão de Parnaíba” por possuir histórico de alagamentos durante décadas. Quando chove, a água chega a impedir qualquer deslocamento nas ruas afetadas pelo problema.
Maria dos Aflitos e Elizabete da Costa, respectivamente | Foto: Conecta Piauí |
O Conecta Piauí conversou com moradores da região que foram afetados pelas chuvas, como Maria dos Aflitos, que relatou ter tido várias perdas materiais. “Foi deprimente, devastador. Vendo minha casa encher de água, minha geladeira, fogão, climatizador, tudo encheu de água. É muito sofrimento”, diz.
Elizabete da Costa conta que seus familiares são moradoras do bairro e também tiveram diversas perdas. “Minha mãe e irmã perderam tudo. O prejuízo que meu sobrinho teve MDF não ‘tá no gibi’. A minha mãe só ficou com a geladeira e teve que tirar duas mulheres ‘paridas’ de dentro de casa, com 15 dias de cesária, na chuva. Minha mãe tem 73 anos”, narra.
Ruas e avenidas ficam alagadas após chuva de 170 mm em Parnaíba, no litoral do Piauí
Postado por Jornal da Parnaíba às sexta-feira, março 07, 2025 Nenhum comentário:
Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), nos últimos cinco dias, choveu mais de 60% da média climatológica para março na cidade.
Ruas e avenidas ficam alagadas após chuva de 170 mm no litoral do Piauí |
Ruas e avenidas de Parnaíba, no litoral do Piauí, ficaram alagadas entre a noite de quinta-feira (6) e a manhã desta sexta-feira (7) após uma chuva de 170 mm, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Nos últimos cinco dias, choveu mais de 60% da média climatológica para março na cidade.
Imagens feitas por moradores (veja acima) mostram a Rua Anhanguera, em uma região do bairro Piauí conhecida como “Piscinão”, completamente alagada. O nível da água alcança as pernas e o tronco de algumas pessoas que passam pelo local.
Na Rua Frei Higino, moradores recorreram a uma canoa para atravessar a via inundada. Um deles utilizava um remo para se locomover e outro se protegia com um guarda-chuva.
Carros e ônibus se arriscaram para passar pela Avenida Padre Vieira, com enormes poças de água. Ciclistas e motociclistas também tiveram de enfrentar o obstáculo. A Avenida Coronel Lucas ficou interditada em um dos sentidos depois que uma árvore caiu no meio da via.
De acordo com a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, o município registrou 216 mm de chuva nos últimos cinco dias.
“A média climatológica para março, em Parnaíba, é de 352,6 mm. Já choveu 61% da média em apenas cinco dias”, afirmou a climatologista.
Nas últimas 12 horas, o município de Ilha Grande, também no litoral do estado, registrou chuva de 130 mm. Piracuruca e Luzilândia, na região Norte do Piauí, tiveram índices de 62 mm e 56 mm, respectivamente.