Nesta quarta-feira, 15 de janeiro de 2025, terá início a exposição artística “À Deriva”, no Museu da Vila, localizado na Vila do Coqueiro, em Luís Correia/PI. A mostra, fruto da pesquisa do mestrando Samuel Brandão, do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia (PPGAPM) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba- UFDPar, conta com obras de sete artistas regionais: João Feijão, Francisco Pedro, Paulo Gaspar, Germano Lázaro, Nêda, Dimas Ribeiro e Francisco Galeno.
Para Samuel Brandão, responsável pela concepção da exposição, “À Deriva” busca destacar a riqueza da produção artística do litoral piauiense. “A exposição reúne grandes nomes da arte local para exaltar a beleza das paisagens, o cotidiano e a relevância do papel do artista como um sensível intérprete da realidade”, explica o mestrando.
A curadoria também é assinada pela Profa. Áurea Pinheiro, que enfatiza o impacto cultural da mostra. “É uma alegria receber ‘À Deriva’ no Museu da Vila. A exposição reflete a criatividade e a diversidade cultural do litoral piauiense, explorando temas como a relação com o mar, a preservação do patrimônio e os desafios que moldam nossa identidade. Cada obra é uma janela para histórias e memórias que dialogam com a comunidade e nos convidam à reflexão” comenta a professora.
Programação
- Abertura:15 de janeiro de 2025, às 9h.
- Período da Exposição: De 15 a 17 de janeiro de 2025, das 9h às 17h.
- Exibição de Documentário:17 de janeiro de 2025, às 10h e às 16h.
A mostra é aberta a toda a comunidade universitária e ao público em geral, reforçando o compromisso do Museu da Vila com a valorização do patrimônio cultural e dos talentos locais.
Sobre os Curadores
- Samuel Brandão:Graduado em Arte Educação (UFPI) e Comunicação Social (UESPI), atua como professor de artes no Piauí, assessor de imprensa e mestrando em Museologia (UFDPar). Suas pesquisas têm foco em educação artística e patrimônio cultural.
- Áurea Pinheiro:Professora da UFPI e do PPGAPM/UFDPar, possui ampla experiência em Museologia Social e Patrimônio Cultural, com doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
A exposição promete ser um marco para a valorização da arte e cultura do litoral piauiense. Não perca!