O ex-funcionário de uma faculdade particular de Parnaíba, Matheus dos Santos Almeida, 22 anos, foi preso, nesta quinta-feira (6), suspeito de aplicar golpe nos estudantes da instituição de ensino. O homem trabalhava no setor de finanças e estaria negociando débitos com alunos, e ao invés de repassar para a Tesouraria da faculdade, os valores pagos pelos estudantes, caia na conta de Matheus Almeida.
A Tv Clube apurou que após a denúncia, ele teria sido demitido da instituição, e as investigações apontam que o golpe ocorria desde 2022. A Polícia Civil calcula um prejuízo em torno de R$ 100 mil e até o momento 13 pessoas prestaram queixa contra o ex-funcionário.
O delegado Willams Pinheiro, titular da 2ª divisão Delegacia do Patrimônio, contou que a universidade procurou a delegacia no ano passado, e que o rapaz, que tinha informações privilegiadas, negociava débitos com até 70% de desconto.
“Após a negociação, ele dava o e-mail funcional dele, que aparecia o nome da universidade, como a chave Pix. Então para o aluno, transparecia que estava pagando para a universidade, porque na própria chave do Pix estava o nome da instituição, só que ali era uma chave que caia na conta particular dele, um detalhe que as vítimas não observavam”, revelou Pinheiro.
A expectativa, segundo a Polícia Civil, é de que após a divulgação do caso, mais vítimas do ex-funcionário apareçam para registrar boletim de ocorrência.
“Até agora foram ouvidas 13 vítimas, mas nem ele sabe contabilizar. Com certeza teve várias vítimas. Essas 13 pessoas foram só aquelas que a gente conseguiu identificar através da própria universidade que nos ajudou. Estamos calculando um prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil. Mas com certeza, quando a gente terminar essa investigação e contabilizar os outros, vai ser mais”