Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral  Liceu Parnaibano, em Parnaíba, participam de evento realizado em Goiânia.

 

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio, Jullyana Marques Machado de Souza, Eduardo Sousa Ferreira, Jayna Pinto de Araújo e Marcos Vinicius Pereira dos Santos, formam a equipe Ultimate Robotics, que conquistou a classificação máxima na categoria Resgate Nível II na etapa regional da OBR e garantiu a vaga na etapa nacional.

O grupo viajou para a capital goiana neste domingo (10), acompanhado dos professores Muryell Penafiel Diniz Aragão, Francisco de Assis Souza e Fernando Lima.

O professor Francisco de Assis destacou que o Liceu Parnaibano é a primeira escola pública estadual do Piauí a classificar uma equipe para a etapa nacional da OBR.

No Liceu Parnaibano, o ensino da Robótica inicia na 1ª série do Ensino Médio com conteúdos introdutórios, e, ao final do ano, os alunos apresentam seus projetos em uma feira tecnológica. A partir da 2ª série, os estudantes se tornam competidores de robótica, aplicando os conhecimentos adquiridos nas competições externas.

Empolgada com a participação na OBR, Jullyana Marques contou que seu interesse pela robótica surgiu por meio do professor orientador Assis. “No começo, eu não era tão boa porque nunca tinha tido contato com a robótica, mas com o tempo fui me aprimorando”, relatou.

Ela também revelou que a classificação para a OBR foi uma surpresa. “Minha ficha ainda não caiu de ter ganhado a etapa regional e de estar aqui, em Goiânia”, acrescentou Jullyana.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, enfatizou a importância do ensino de Robótica nas escolas da rede estadual como um motor para a revolução tecnológica no Piauí.  “Estamos expandindo o ensino de robótica nas escolas da Seduc por meio do Projeto Robótica Seduc + Tron, que vai ofertar curso de tecnologia e robótica para mais de 15 mil estudantes das escolas estaduais, por meio de parceria com a startup piauiense Tron Robótica Educativa. Essa iniciativa amplia as oportunidades para que esses jovens descubram novos talentos e queiram se desenvolver cada vez mais nas áreas de Ciência e Tecnologia”, afirmou.

O gestor destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Seduc Olímpica, cujo objetivo é incentivar os estudantes a participarem de Olimpíadas do Conhecimento.

Com atividades que unem teoria e prática, a Olimpíada Brasileira de Robótica é uma Olimpíada Científica que visa incentivar os jovens na carreira científico-tecnológica. A etapa Nacional tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com o suporte da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das principais universidades públicas e particulares do Brasil.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!