Estudantes de Angola são recepcionados na Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Na noite da terça-feira, 21, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba promoveu um evento marcante que celebrou a integração cultural e acadêmica entre Brasil e Angola. A cerimônia de abertura e recepção dos intercambistas agricultores e técnicos angolanos organizada pelo programa Quintais Agroecológicos, contou com a presença do Reitor da UFDPar, Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo.

O evento, intitulado “Capote Cultural Brasil-Angola”, contou com a participação de várias autoridades e especialistas de renome. Na mesa de abertura, além do Reitor da UFDPar, estavam presentes o Prof. Dr. Josenildo de Souza e Silva, coordenador do Programa Quintais Agroecológicos e da Missão de Intercâmbio Capote Cultural; Denise Lima, do Instituto Opaoka; Raimundo Neto, coordenador do Centro de Estudos, Planejamento e Tecnologias Sustentáveis (CEPLATES); Cláudio Dias, da Coordenação Nacional de Quilombos (CONAQ); representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Maria Teresa Victoria, presidente do Conselho da Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente de Angola (ADRA); Prof. Dr. José Maria Katiavala, assessor metodológico da ADRA; José Lopes, da Superintendência do Banco do Nordeste (BNB); Regina Souza, da Secretaria de Ação Social (SASC); Rejane Tavares, da Secretaria de Agricultura Familiar do Piauí (SAF-PI); João Martins, da Secretaria do Patrimônio da União (SPU); e Antonio José, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí.

Durante a abertura, o Reitor enfatizou a importância do intercâmbio cultural e acadêmico para o fortalecimento das relações entre Brasil e Angola, destacando o papel da UFDPar como um elo de integração e desenvolvimento sustentável.

O evento também incluiu palestras temáticas que enriqueceram o debate sobre agroecologia e desenvolvimento sustentável. Denise Lima abordou os aspectos do intercâmbio Angola-Brasil, enquanto o Prof. Dr. José Maria Katiavala, da ADRA, falou sobre as práticas agroecológicas em Angola. O Prof. Dr. Josenildo de Souza e Silva apresentou os avanços e desafios do programa Quintais Agroecológicos.

Os intercambistas angolanos foram calorosamente recepcionados e participaram ativamente das discussões, expressando entusiasmo e gratidão pela oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos. A programação do evento continuou com visitas técnicas a projetos de agroecologia e atividades culturais que promoveram ainda mais a integração entre os participantes.

Para acompanhar a programação do Capote Cultural Brasil-Angola, visite o Instagram do Programa Quintal Agroecológico.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!