O piauiense, Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, foi o grande vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, promovido pelo Stockholm International Water Institute (SIWI), conhecido como o Prêmio Nobel da Ciência Jovem. Manoel é o primeiro nordestino a representar o Brasil na competição.
O PROJETO
O projeto Rover Aquático é um veículo autônomo que mede parâmetros físico-químicos em ecossistemas de água, como a quantidade de fosfatos, nitratos, materiais orgânicos, pH e temperatura. Os sensores do Rover coletam dados sobre a qualidade da água e transmitem-nos remotamente.
Motivado por sua preocupação com a contaminação das águas nas comunidades ribeirinhas, Manoel Nunes, de 17 anos, desenvolveu o “Rover Aquático Autônomo”, um dispositivo de baixo custo para monitorar a qualidade da água.
Utilizando energia solar e componentes simples, como canos de PVC e peças impressas em 3D, o rover detecta pH, temperatura, turbidez e presença de contaminantes como metais pesados. O equipamento é projetado para enviar alertas automáticos quando detecta alterações na qualidade da água, permitindo uma resposta rápida a problemas de contaminação.
RECONHECIMNETO
O projeto de Manoel ganhou destaque após participar de diversas feiras de ciência. Em 2023, ele conquistou a medalha de ouro na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), o que proporcionou a ele uma vaga na Feira Internacional de Ciência de Porto Rico, onde também obteve ouro na categoria engenharia e o segundo lugar geral.
A vitória na FEMIC também deu ao jovem a chance de representar o Brasil na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, em Estocolmo, Suécia. Pouco tempo depois dessa conquista, ele venceu o 19º Prêmio Piauí de Inclusão Social, iniciativa do Grupo Meio que reconhece ações que transformam o mundo. Na Suécia, Manoel concorreu com jovens de outros 40 países.