Na tarde desta sexta-feira dia 6 de dezembro, quatro escritores e membros da Academia Parnaibana de Letras, participaram de uma de conversa com estudantes da Unidade Escolar Darci Ribeiro de Bom Princípio do Piauí e estudantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, na último dia do 9º Salão do Livro de Parnaíba, o Salipa.
Além do presidente da Academia Parnaibana de Letras, poeta e contista Joé Luiz de Carvalho, estiveram as professoras e escritoras, Dilma Ponte de Brito e Maria Christina de Moraes Souza Oliveira e o romancista, cronista e contista Antônio de Pádua Marques Silva, o Pádua Marques.
Este ano a salão não teve a participação de estandes de editoras e livrarias, concentrando sua atividades e atrações artísticas e palestras com escritores e alguns artistas. Na noite dessa sexta-feira, fechando a programação, será realizada uma palestra com o chefe indígena e escritor.
Daniel Munduruku (Belém, 28 de fevereiro de 1964) é um escritor, professor, ator e ativista indígena brasileiro originário do Povo Munduruku. Autor de 62 livros, suas obras literárias são sobretudo dirigidas aos públicos infantil e juvenil tendo como tema principal a diversidade cultural indígena. Daniel é um defensor ativo dos direitos dos povos indígenas desde os anos 90 e tem trabalhado para promover a Literatura Indígena e a conscientização sobre a importância das culturas indígenas do Brasil. Em 2023, interpretou o Pajé Jurecê na novela Terra e Paixão da Rede Globo.
Militante político, Munduruku é membro do Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido de Mário Juruna primeiro Deputado Federal indígena da história do Brasil, Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, Lélia Gonzales e Abdias do Nascimento. Pela legenda Daniel Munduruku concorreu à deputado federal por São Paulo em 2022, não sendo eleito. Nas eleições de 2020 foi candidato a prefeito na cidade de Lorena, alcançando o terceiro lugar.
Além de sua atividade literária, ele também atua como professor e palestrante, promovendo uma visão atualizada dos povos indígenas brasileiros.
Mas a opinião geral foi de que o 9º Salão do Livro de Parnaíba, dentro da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, foi relevante e cumpriu seus objetivos.