No último dia 28 de fevereiro, a equipe do ICMBio esteve em Chaval/CE realizando a primeira vistoria para a criação de Unidade de Conservação dos monólitos de Chaval.
“E falando em monumento natural, estamos lutando agora pela criação de mais uma unidade de conservação também situada integralmente dentro da APA Delta do Parnaíba. A primeira sugestão, que ainda será debatida em audiência pública, é que seja o Monumento Natural Municipal Granito Chaval”, Adriano Chefe da Àrea de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba.
Há sugestão de nome: MONUMENTO NATURAL e/ou GRANITO CHAVAL. Esse é um trabalho feito ‘com muitas mãos’, e é importante a participação da sociedade chavalense. Em breve será promovido AUDIÊNCIA PUBLICA, para ser discutido a importância da unidade de conservação no município de Chaval/Ceará
Além da audiência pública com a sociedade, que será marcada ainda esse ano, é aguardadas visitas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do setor de Geomorfologia do Estado do Ceará.
A vereadora Felitita Silva (PDT), autora de um Projeto de Indicação de Lei que detalha os trâmites de uma possível unidade de conservação (Granito Chaval) diz que “…é importante sensibilizar… somar forças! Essa unidade de conservação é importante para a preservação do Monólitos…(…) Entrei com um projeto de indicação solicitando a criação da unidade de conservação categoria Monumento Natural (…) Granito Chaval, por ser um dos nomes mais citados nos arquivos científicos já publicados sobre a área…” Segundo o projeto, os objetivos da criação do “Monumento Natural – Granito Chaval” são: efetivar um plano de manejo(…)em parceria com órgãos competentes como ICMBio, União, Marinha, etc; proteger o ecossistema, o patrimônio geológico, histórico e cultural…; promover a educação ambiental, turismo sustentável, dentre outros.