Em mais um avanço no processo de emancipação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, o Conselho Universitário aprovou por unanimidade a criação de sua própria editora, instituindo a Política da Editora e seu regimento interno durante a 39ª Reunião Ordinária, ocorrida em 1ª de fevereiro.
A Editora é criada como órgão suplementar na estrutura da Universidade e terá a finalidade de editar, divulgar e publicar trabalhos de pesquisa, extensão e de ensino da universidade, ao mesmo tempo em que deverá incentivar a produção no âmbito nacional e internacional, de acordo com as políticas editoriais predeterminadas, de forma ampla e inclusiva. Sua política de publicação e os critérios para seleção dos textos devem ser estabelecidos por uma Comissão Editorial com mandato de dois anos, composta por membros representantes das mais diversas áreas do conhecimento.
Após a aprovação pelo conselho, o Reitor João Paulo Sales Macedo ressaltou que este é um momento de avanço da UFDPar, pois “era uma necessidade que tínhamos, já que hoje muitos de nós acabamos por nos reportar a editoras universitárias de outras instituições”. Revelou ainda que “certamente temos outras demandas na fila de espera, para que a gente tenha os primeiros e-books saindo pela nossa editora”.
Os trabalhos de elaboração da minuta da Política Editorial e do Regimento Interno da Editora foram iniciados em março de 2023, com a nomeação de uma comissão pelo Reitor João Paulo Sales Macedo através da portaria nº117/2023, tendo como presidente o professor do curso de Pedagogia, Francisco Antônio Machado Araújo, Doutor em Educação; o professor do curso de Pedagogia, Flávio Rovani de Andrade, Doutor em Filosofia e História da Educação; e o professor do curso de Turismo, André Riani Costa Perinotto, Doutor em Ciências da Comunicação.
Coordenadoria de Comunicação Institucional