Começa nesta sexta-feira (07) a 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi 2024) no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina. Neste ano, todos os espaços da feira literária terão QR Code com audiodescrição.
“A novidade desta edição será a audiodescrição. Todas as peças, todos os espaços terão QR Codes onde as pessoas cegas ou com baixa visão, acompanhadas naturalmente das pessoas voluntárias e de todas as pessoas que participam do evento, poderão escanear esse QR Code e ter a descrição desses espaços. Já somos o evento brasileiro com o maior número de surdos participando em uma edição; agora, seremos o maior evento da América Latina com audiodescrição”, disse o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.
Com o tema “A leitura é um estado de graça”, o Salipi homenageia a professora aposentada da UFPI Maria das Graças Targino, que estará presente em todos os dias do evento.
“Nós temos como principal homenageada desta edição a professora Graça Targino, uma das primeiras mulheres a empreender feiras literárias dentro do espaço da Universidade Federal do Piauí. Antes mesmo do Salipi acontecer, ou seja, desde a década de 70, ela vem realizando esses eventos, quando o Piauí particularmente nem tinha livrarias, e ela já trazia livros de fora, palestrantes, e depois o professor Cineas Santos com o seminário Língua Viva, que chega à sua 27ª edição”, complementou Kássio Gomes.
Entre os palestrantes convidados para a 22ª edição do Salipi estão Ailton Krenak, Martha Medeiros, Jeferson Tenório, Henrique Rodrigues e Airton Souza. O presidente da Fundação Quixote pontua que a programação será bastante intensa.
“Ailton Krenak é o primeiro indígena a ingressar na Academia Brasileira de Letras, levando todo esse segmento para dentro de uma das casas mais seculares do país. Ailton Krenak aceitou falar sobre o ‘futuro ancestral’, que é tema do seu livro, na abertura do Salão do Livro do Piauí. Além do Ailton, temos Henrique Rodrigues, Airton Souza, Elayne Baeta com Pedro Rhuas, e vamos ter a participação de Eliana Alves Cruz com o feminino. Vamos ter um salão de livros com uma programação bastante intensa”, finalizou o presidente.