Com tanta chuva no Piauí, estão pescando traíras no centro de Teresina.

Um vídeo mostra um pescador com um balde cheio de peixes nesta quarta-feira (21), todos pescados num córrego que cobriu a Avenida Joaquim Nelson, no trecho que passa pelo bairro Livramento, na Zona Sudeste de Teresina.

O pescador traz na mão uma rede de pesca. o trecho ficou alagado, e uma correnteza se formou atravessando a avenida e descendo por uma grota. A situação reúne várias pessoas, que tentam também pegar peixes. Os peixes são da espécie Hoplias malabaricus, conhecida popularmente como traíra, peixes carnívoros de água doce.

Segundo o professor e geógrafo Rafael J. Marques, os peixes vêm do Riacho Itararé, um dos principais e maior bacia urbana de Teresina. O riacho nasce na zona rural da capital e deságua no rio Poti.

“O riacho Itararé corre praticamente o ano todo, só que de forma bem superficial e não visível, quase intermitentemente. No entanto, sempre que ele receber carga hídrica, de chuvas, ele transborda”, explicou.

Ainda segundo Rafael, os peixes podem ser tanto de lagoas da região como de algum criatório particular, em algum sítio, e que transbordou.

O professor Rafael acrescentou também, peixes pescados no perímetro urbano não podem ser consumidos. “Como há, infelizmente, o lançamento de águas residuais, esgoto não tratado, não são recomendados para consumo”, explicou.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!