Várias famílias de pescadores/agricultores em Cajueiro da Praia, Piauí, estão enfrentando acusações de pertencerem a uma quadrilha de estelionatários e de camuflar a grilagem de terras por meio de uma associação. Segundo moradores, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal os acusam, mas eles negam, alegando que estão sendo alvo de empresários, políticos e servidores públicos interessados na área.
Essa situação é mais um episódio do progresso predatório do turismo e especulação imobiliária, que tem expulsado comunidades tradicionais de pescadores e agricultores em Cajueiro da Praia. Recentemente, a comunidade de Nova Barra Grande foi alvo da operação “Terra Prometida”, resultando na prisão de dez moradores e na destruição de casas e roças.
Empresário é condenado a 10 anos de prisão por estuprar crianças em Parnaíba.
A sentença da juíza Maria do Perpetuo Socorro Ivani foi dada no dia 15 de novembro de 2023.
A juíza Maria do Perpetuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, condenou o proprietário de um comércio, Mário Júlio Mendes Vieira, e José Maria Nunes, a 10 anos de prisão, cada um, pelo crime de estupro contra duas crianças de 7 anos. A sentença foi dada no dia 15 de novembro de 2023.
Conforme denúncia, os réus praticaram atos libidinosos e mantiveram relações sexuais com as vítimas em 2015, que na época tinham 7 anos. Os abusos por parte de Mário Júlio aconteciam quando as vítimas iam até o comércio dele.