O Ceará se consolidou em 2023 como o maior produtor do Brasil de coco-da-baía, como é oficialmente denominado o fruto do coqueiro. Segundo a Produção Agrícola Municipal de 2023 (PAM), pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado passou a Bahia em produção de coco ainda em 2020.
De acordo com a PAM de 2023, o Estado produziu aproximadamente 520 milhões de unidades de coco. Essa produção foi colhida em 42,7 mil hectares (ha), com rendimento médio de 12.146 frutos/ha.
Uma cidade cearense do litoral oeste se destacou na produção de coco em todo o País.
Paraipaba, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, manteve a liderança nacional que ostenta desde 2020 como o município do Brasil que mais produz coco-da-baía, segundo o IBGE.
No ano passado, o município produziu mais de 171 milhões de frutos, sendo um dos únicos três do País a ter produção superior a 100 milhões de cocos. Há quatro anos, a cidade, que fica a cerca de 100 quilômetros (km) de distância de Fortaleza, mantém a liderança nacional no plantio e colheita do fruto, bem como no faturamento.
Vale lembrar que o Ceará tem destaque na produção de alguns produtos agropecuários. Dentre eles, está o camarão, o caju e a carnaúba, dos quais o Estado é líder nacional. Santana do Cariri, no sul cearense, é ainda o município que mais produz mel de abelha no País. O território estadual fica na quinta posição dentre as unidades federativas brasileiras.
Coco em destaque na região Norte cearense
Paraipaba fica a oeste de Fortaleza. Ainda mais ao norte, está a região do Baixo Acaraú, definida por Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), como de importância fundamental na produção de coco por novas tecnologias aplicadas.
“Uma das coisas que melhoraram muito a produção de coco foi o perímetro irrigado. No Baixo Acaraú, tem mais de 4 mil hectares de coco verde irrigado, e a região litorânea norte tem muito coco irrigado. É muito importante, é uma região que chove bem, que tem água no subsolo e faz uma diferença muito grande. O coco é muito importante para nós e para a agroindústria”, define.