Os amantes da astronomia podem comemorar. Nesta semana, será possível acompanhar dois eventos celestiais, ambos visíveis do Brasil. Tratam-se das chuvas de meteoros Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas, que, apesar de estarem em atividade desde o início de julho, atingirão seus ápices a partir desta terça-feira (30).
Segundo o Observatório Nacional, a chuva de meteoros Delta Aquarids atingirá seu ápice – ficando mais visível – na noite desta terça. O fenômeno é caracterizado por uma taxa de 15 a 20 meteoros por hora, oferecendo um espetáculo noturno de alta intensidade. Moradores de qualquer parte do Brasil poderão acompanhar o evento.
Já a Alpha Capricornídeos deve atingir seu pico na noite de terça para quarta-feira (31). Conhecida por seus meteoros brilhantes, essa chuva de meteoros oferece uma taxa modesta, porém notável, de cerca de cinco meteoros por hora. Assim como a Delta Aquarids, a Alpha Capricornídeos será visível em qualquer parte do Brasil.
Para aproveitar ao máximo os eventos celestiais, procure locais mais escuros, longe da poluição luminosa das cidades e subúrbios. Embora ambos os picos ocorram quando a lua estará parcialmente iluminada, a melhor visibilidade dos meteoros será após a 00h até o amanhecer. A dica é focar nas constelações de Capricórnio e Aquário.
O que são chuvas de meteoros?
Meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e penetram na atmosfera terrestre, incendiando-se parcial ou completamente devido à interação com a atmosfera e oxigênio. Esse fenômeno cria uma luminosidade no céu, comumente conhecida como “estrela cadente”. Uma chuva de meteoros ocorre quando diversos meteoros cruzam o céu noturno originando-se de um ponto em comum, chamado radiante.