Cheques-livros: clubes de leituras serão implementados em escolas do Piauí.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí lançou, nesta segunda-feira (10), o projeto Clube de Leitura, com o objetivo de formar leitores, incentivar o hábito da leitura e ampliar o universo de conhecimento dos estudantes da rede pública. O lançamento ocorreu durante a 22ª Edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

O projeto, que inclui a leitura e produção de texto como componentes curriculares da disciplina de Língua Portuguesa, será implementado em todas as escolas da rede pública do estado. Além de fomentar o hábito da leitura entre os alunos, o Clube de Leitura visa também a capacitação de professores, que desenvolverão planos de aula e metodologias específicas para a implantação do projeto nas escolas.

Durante o evento de lançamento, foram distribuídos 10 mil cheques-livros, cada um no valor de R$ 20, para os estudantes da Seduc. Esta iniciativa visa facilitar o acesso dos jovens piauienses ao mundo literário, incentivando a leitura e a escrita durante o Salipi.

Revitalização de bibliotecas e fomento à projetos literários

De acordo com a Seduc, o Clube de Leitura também tem como objetivo revitalizar bibliotecas e salas de leitura nas escolas. Para isso, será oferecida aos alunos uma plataforma com um acervo de livros digitais, disponibilizados através de um termo de cooperação com a Verisoft, por meio dos aplicativos Aya Ensinah e Aya Kids. Além disso, uma parceria com o Google permitirá o desenvolvimento de uma plataforma para diagnóstico da fluência e compreensão leitora dos estudantes.

O projeto inclui ainda a publicação de um edital de fomento para que as escolas possam fortalecer seus projetos literários atuais e promover saraus culturais. Haverá também uma chamada pública para a aquisição de novas obras literárias para as bibliotecas escolares, enriquecendo o acervo disponível para os estudantes.

“Este é um dos mais importantes projetos da nossa gestão, pois incentiva o hábito, o prazer e o amor pela leitura. A leitura abre muitos horizontes, fortalece as aprendizagens e conhecimentos em todas as áreas e, sobretudo, estimula a criatividade dos jovens, algo cada vez mais valorizado em um mundo onde as tecnologias avançam rapidamente”.

Dalila Santana, estudante do Centro de Ensino de Tempo Integral Joel Ribeiro, compartilhou sua experiência com o projeto de leitura “Lendo e Aprendendo” desenvolvido na sua escola. Segundo Dalila, o projeto tem sido um incentivo significativo para os alunos, despertando o interesse pela leitura e auxiliando na preparação para a redação do Enem.

“Nosso projeto começou em 2023 e estamos fazendo um rodízio de obras literárias que abordam temas atuais como inclusão, preconceito, superação, riquezas humanas, poder e revolução. Isso proporciona conhecimento sobre diferentes assuntos, facilitando a realização da redação do Enem”, afirmou a estudante.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!