Ao menos 168 municípios do Piauí requereram, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o reforço de tropas federais para as eleições de 2024. A informação foi confirmada pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Martins, na manhã desta segunda-feira (22), em entrevista a um canal de televisão nesta segunda-feira.
Na quinta-feira (18), o desembargador se reuniu com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas; o general do Exército, Cristiano Sampaio; e o juiz auxiliar, Valdemir Ferreira. A pauta do encontro foi a segurança do processo eleitoral no Piauí.
“Fomos tratar sobre a possibilidade de requisição das forças federais. Inicialmente, cabe à Polícia Militar do estado dar a garantia e segurança das eleições. Entretanto, vários juízes do Piauí já requereram. Foram mais de 168 municípios que estão pedindo o reforço das forças federais”, disse Martins.
O TRE-PI vai encaminhar a solicitação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que apresentará o veredito final quanto ao envio de reforços. O desembargador Sebastião Martins justificou que as eleições municipais possuem nível de disputa mais acirrado.
“O critério inicial é que nós sabemos que as eleições municipais são mais acirradas do que as eleições gerais. Então, vários juízes estão preocupados com o reforço da segurança, com o acirramento dos ânimos e alguns municípios”, concluiu.