A população de Parnaíba e do Território da Planície Litorânea voltou a contar com os atendimentos do Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), que retomou os atendimentos nas especialidades física e intelectual. O local que havia sido inaugurado pela Secretaria da Saúde do Piauí em 2020 para atendimento de pacientes pós COVID, iniciou os serviços para as pessoas com deficiência nesta terça-feira (12).
A coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da Sesapi, Daniele Monteiro, explica que neste primeiro momento serão atendidos os pacientes com autismo. “Estamos com uma fila em Parnaíba de 150 pacientes e já vamos dar uma vazão nesses pacientes, porém, também será possível pessoas com outras dificuldades de mobilidade receberem os serviços. Para ser atendido no CER IV os pacientes necessitam ser encaminhados pela Unidade Básicas de Saúde de seus municípios”, explica.
A Sesapi também está concluindo a Oficina Ortopédica, que irá funcionar ao lado do centro, sendo responsável pela produção dos equipamentos de mobilidade, ofertados pela Sesapi por meio do Programa Passo à Frente.
“No Programa Passo à Frente, a Sesapi conta com duas oficinas, a itinerante e a física. A física é responsável pela confecção de órteses e próteses, meios de locomoção, cadeiras de rodas e cadeiras de banho. E a oficina itinerante para fazer alguns reparos e fazer os atendimentos nos municípios ao redor”, disse a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
Para o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a parceria entre SEID e Sesapi ajuda a melhorar a qualidade de vida de muitos piauienses, que precisam de um serviço de reabilitação.
“Sabemos das dificuldades que as famílias enfrentam, muitas vezes precisando deslocar seus filhos para tratamentos de reabilitação em outras cidades, o que pode ser um grande desafio financeiro. Com a abertura oficial deste centro, em parceria entre a SEID e a Secretaria de Saúde do Estado, sob a liderança do nosso secretário Antônio Luís, damos um passo importante para aliviar essas dificuldades e garantir um atendimento mais acessível e de qualidade para as famílias”, destacou.