Carteira do portador de fibromialgia deve ser emitida a partir de fevereiro no Piauí.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPFIBRO) deverá ser emitida em fevereiro, segundo a Secretaria de Assistência Social. A carteira visa o atendimento preferencial em órgãos públicos e no setor privado.

A SASC pontuou que uma equipe técnica elabora uma plataforma para emissão digital da carteira, junto à Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).

“De acordo com a Sasc, a previsão é de que, entre os dias 3 e 7 de fevereiro deste ano, o sistema esteja pronto para emitir a CIPFIBRO”, informou a Alepi.

A CIPFIBRO foi instituída pela Lei Nº 8.122, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), no dia 23 de agosto de 2023.

O prazo da emissão da carteira foi apresentada em reunião com a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, o deputado Franzé Silva e representantes dos grupos Fibromiálgicos Piauienses (Fibropi) e Raros, Crônicos e Familiares.

Como adquirir?

A solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia deve ser feita mediante apresentação de requerimento, acompanhado de relatório médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). A validade é de 5 anos.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!