Neste sábado (2), ocorre o “Dia D de Mobilização Contra a Dengue” em todas as 27 Unidades da Federação. Essa iniciativa do Governo Federal visa unir esforços entre estados e municípios, convocando o poder público e a sociedade em geral para a prevenção da doença e a erradicação dos focos de dengue.
Brasil inteiro tem dia D contra a dengue nesse sábado (2): Piauí adere a mobilização
Na última terça-feira (27), o Ministério da Saúde lançou esta iniciativa, quando o Brasil registrava 195 mortes por dengue desde o início do ano. Hoje, apenas quatro dias após o anúncio, o país já totaliza 258 óbitos por dengue e mais de um milhão de casos relatados.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, lidera o projeto e está atualmente em agenda no município de Serra, no Espírito Santo. Em suas declarações, a ministra ressaltou a importância da colaboração de todos os estados no combate ao mosquito Aedes aegypti.
“O Dia D é fundamental para essa unidade que construímos aqui. Eu acho que nenhum estado poderá estar fora desse esforço. Se há uma coisa que deve nos unir no Brasil, e isso, na minha visão, é política com P maiúsculo, é mostrarmos essa unidade para a população, que Governo Federal, governos estaduais, prefeituras podem e devem trabalhar juntos nessa ação. Vamos estar, de fato, unidos contra a dengue”, disse a ministra.
O dia D no Piauí
A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) divulgou nesta sexta-feira (1) a adesão do estado à mobilização nacional contra a dengue. No Piauí, a programação de combate e prevenção a doença deu início ainda nesta sexta com palestra na Unidade Escolar José Pereira da Silva no Parque Brasil II e hoje as ações acontecem no município de Miguel Alves.
Os trabalhos deste sábado tiveram início com uma vistoria no Hospital Municipal Pedro Vasconcelos, de Miguel Alves. Após a visita dos agentes de endemias em busca de possíveis focos do mosquito transmissor na unidade de saúde, a ação educativa foi levada para o mercado Antônio Policárpio. Lá, os órgãos de saúde estimularam a conscientização junto aos moradores.
A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, destaca que a Sesapi já vem trabalhando com os 224 municípios, ações contra a dengue.
“Tivemos a abertura do dia D estadual ontem em Teresina, hoje estamos em Miguel Alves, mas a secretaria já vem focando as ações em todo o estado. Na última semana estivemos no Sul do estado capacitando profissionais da saúde e já estamos trabalhando, através das nossas regionais de saúde, para agir junto aos municípios. Precisamos do trabalho conjunto de todas as esferas para reduzirmos de forma efetiva os casos”, disse a coordenadora de epidemiologia da Sesapi.
Com apenas 10 minutos por semana, é possível deixar a dengue longe de casa:
Mantenha a caixa d’água bem fechada
Receba bem os agentes de saúde e os de endemias
Amarre bem os sacos de lixo
Coloque areia nos vasos de planta
Guarde pneus em locais cobertos
Limpe bem as calhas de casa
Não acumule sucata e entulho
Esvazie garrafas PET, potes e vasos