O Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação e em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, efetuou o pagamento das bolsas de dezembro de 2024. Ao todo, foram investidos R$ 148.800,00, beneficiando 496 estudantes da rede pública estadual, com cada um recebendo R$ 300, por meio de transferência via Pix.
Segundo o Governo do Piauí, o Pibic-Jr visa estimular a vocação científica dos estudantes, oferecendo apoio financeiro e acadêmico para a realização de projetos com potencial de impactar positivamente as comunidades. Esse programa faz parte da iniciativa “Seduc Tec”, que combina o ensino técnico e médio nas escolas estaduais.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o compromisso do governo com a educação científica e afirmou que os estudantes da Seduc que participam do Pibic-Jr estão sendo estimulados a produzir conhecimento científico desde cedo. “Este é um investimento no futuro, pois desperta o espírito de inovação e traz soluções para as comunidades. Estamos orgulhosos dos resultados e continuaremos apoiando esses jovens cientistas”, destacou.
Ainda conforme destacado pelo Governo do Piauí, os projetos do Pibic-Jr têm contribuído com soluções práticas para problemas locais. Assim, buscando posicionar o Piauí como um estado que aposta no potencial de sua juventude, impulsionando a transformação educacional e promovendo o avanço científico e social.