Bernardo Aquino, mestre do tempo e da escrita.

Uma pequena loja e ao mesmo tempo uma oficina, que de início pouco chama a atenção de quem chega ou se aproxima na rua Itaúna, bairro Piauí, tem por trás de uma pequena vidraça um senhor de baixa estatura, calvo, de fala mansa e sempre com a atenção redobrada no seu trabalho. A oficina tem vários relógios antigos e, livros. É o local de trabalho de um relojoeiro e escritor, Bernardo Aquino.

Livros, sim, livros alguns numa improvisada prateleira  e por trás daquele amontoado de objetos tem um homem singular, o relojoeiro  e escritor Bernardo Aquino, uma maranhense d região de Tutóia e agora prestes a lançar seu segundo livro individual, Um toque real na Imaginação, uma trajetória de vida em família, com lançamento previsto para ainda este ano.

Bernardo Aquino é um relojoeiro que escreve livros, já tendo publicado às suas custas um de poesias, Prenda Inesperada e agora repete a façanha com esse já em mãos. Tem apreciação e comentários de dois seus conterrâneos, o professor e jornalista Antônio Gallas Pimentel, da Academia Parnaibana de Letras e o jornalista Bernardo Silva. e não fica só nestes dois. Está na sua mesa de trabalho um mais ousado, Rabiscada na Memória, um rico depoimento sobre alguns políticos da cidade de Parnaíba, nas últimas décadas.

Um toque real na imaginação, uma trajetória de vida em família, de Bernardo Aquino, é uma memória pela Tutóia Velha, este lado pra ele tão querido, as lembranças dos amigos de infância, a impressão com a Barra do Longá, no lado piauiense banhado pelo rio Parnaíba, os irmãos, os pais, os parente, alguns mortos, outros ainda vivos, enfim, uma história de vida, os conselhos da convivência familiar, o amor e a crença em Deus.

O livro de Bernardo Aquino, singelo e rico, porque é a memória de um tempo de um homem comum, um maranhense, mais um que veio fazer a Parnaíba, que iniciou sua trajetória na Casa Leão, de Antônio Tomaz da Costa, na hoje praça Lima Rebelo no centro histórico de Parnaíba. É o testemunho de vida de um relojoeiro que chamado pra dar velocidade ao tempo, também nas poucas horas vagas, arranjou um tempinho para ler e escrever, ter uma família, ser honesto e cidadão de seu tempo.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
Picture of Pádua Marques

Pádua Marques

Jornalista, cronista, contista, romancista e ecologista.

Seja avisado a cada notícia nova!