De férias no Piauí com a família, a atriz e apresentadora Regina Casé, de 70 anos, curtiu o Delta do Parnaíba, no litoral piauiense. Em suas redes sociais ela compartilhou fotos das dunas, banhos de mar e da famosa revoada dos guarás.
“Revoada dos guarás no Delta do rio Parnaíba. Nós deslumbrados e apaixonados! Dia glorioso! Família todinha encantada!”, escreveu a atriz em sua publicação.
A atriz está no Piauí aproveitando as férias escolares do seu filho e neto. O caçula, Roque, tem 11 anos, e o neto Brás, 7. Além deles, a artista também estava acompanhada do marido, o diretor Estevão Ciavatta, 56 anos, da filha, a diretora Benedita Zerbini, 35 anos, e do genro, o fotógrafo João Paulo Januário, 33 anos.
Na semana passada, Regina Casé esteve no Parque da Serra da Capivara, conhecido como “berço do homem americano”. Em sua conta no Instagram, a artista compartilhou diversas fotos do parque, como do Boqueirão da Pedra Furada, famoso e importante sítio arqueológico que reúne pinturas rupestres feitas há 12 mil anos.
Espetáculo diário da revoada dos guarás encanta turistas no Delta do rio Parnaíba
Todos os dias, ao fim de cada tarde, uma certa ilhota em meio ao Delta do Parnaíba, igual a tantas outras ilhotas perdidas pelo leito do rio, recebe milhares de guarás vermelhos. Os pássaros voltam para casa depois de um dia de caça pelos manguezais.
Os pássaros voam juntos em grandes bandos, e pouco a pouco vão ocupando todos os galhos dos altos manguezais, a até 10 metros de altura. Eles dividem espaços com garças brancas e azuis, e alguns guarás pretos.
O fenômeno é chamado Revoada dos Guarás, e ocorre sempre entre 17h e 18h, durante o pôr do sol. Os animais se reúnem e escolhem um galho onde vão dormir e despertam pouco antes do amanhecer.
Durante a manhã e as tardes, os guarás voam pelo Delta em busca dos caranguejos vermelhos, seu principal alimento. Quando nascem, os guarás têm penas pretas. É o pigmento desses caranguejos que dá o tom vermelho vivo deles na fase adulta.
A cena é acompanhada a uma distância segura pelos turistas, exclusivamente em lanchas pequenas. Tudo é controlado para que os animais não sejam incomodados. No lugar é proibido uso de caixas de som, iluminação artificial, flash, drones.