Desde novembro do ano passado a Academia Parnaibana de Letras -APAL, vem disponibilizando editais para preenchimento de cadeiras vagas deixadas pelo falecimento de seus últimos ocupantes. Ao todo são 04 cadeiras que as eleições para escolha dos novos acadêmicos deverão ser realizadas ainda neste primeiro trimestre de 2024.
Das 04 cadeiras vagas, editais para eleições de três já forma publicados na imprensa local, inclusive, com candidatos já inscritos. Para as cadeiras de nº 02 e 29, apenas 01 candidato inscreveu-se para cada, sendo que a cadeira de nº 13 foi a mais concorrida, com três candidatos inscritos.
AS CADEIRAS, PATRONOS, EX-OCUPANTES E CANDIDATOS ÀS VAGAS
CADEIRA Nº02
Patrono: Édson da Paz Cunha
Último Ocupante: Francisco de Assis Cajubá de Britto
Candidato: Benedito de Lima e Silva Filho – Engenheiro, economista e auditor do trabalho. É poeta, cronista e romancista. Possui várias obras publicadas, entre as quais “Estirões Retos e Gancheados”, um livro memorialista reunindo prosa e poesia.
CADEIRA Nº 29
Patrono: Ranulpho Torres Raposo
Último ocupante; Renato Araribóia de Britto Bacellar
Candidata: Maria Fernanda Brito do Amaral – Advogada, professora universitária, doutora em Políticas Públicas, especialista e mestra em diversas áreas do direito. Foi ex-superintendente do Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS no estado do Piauí. É poeta, escritora, tem participações em coletâneas de direito e recentemente lançou o livro de Poemas “Ponto Neutro” que traz o prefácio do poeta Diego Mendes Sousa.
CADEIRA Nº 13
Patrono: Constantino de Moraes Correia
1º e último ocupante: Lauro de Andrade Correia
Candidatos ( por ordem de inscrição):
1 – Marciano Gualberto Andrade Nascimento Junior – poeta, historiador e especialista em História e Cultura Afro-brasileira. Autor do livro africanista de poemas intitulado de “Nguzu que Rompe Grilhões” o qual foi publicado na Antologia Internacional de Lisboa em Portugal e na Antologia Internacional Natureza África, no continente africano.
2 – Antonio Cajubá de Britto Neto – advogado, jurista e escritor. Especialista em Direito Processual e em Direito Constitucional Ambiental. Ex-presidente da OAB subseção Parnaíba e ex-presidente do Serviço do Patrimônio da União no Piauí. É membro da Academia Parnaibana de Direito e de várias outras instituições relacionadas à advocacia. É autor de vários livros, sendo o seu último “Desjudicialização na Regularização Fundiária”.
3 – Ana Christina de Sousa Damasceno – escritora, pesquisadora, historiadora, professora universitária especialista em várias áreas da educação. É autora e colaboradora das obras Almanaque de Formação continuada (Editora CRV). Poetisa, membro do Grupo Piauí Poético. Sua mais recente obra “A Tetralogia Piauiense – olhares transversos da figura feminina nas personagens de Assis Brasil” que tem a apresentação do acadêmico e professor Antonio Gallas.
A primeira eleição, para preenchimento da cadeira 02 está marcada para quinta-feira dia 08 e conforme o Regimento Interno da Academia, o candidato único só poderá ser eleito se obtiver pelo menos 50 por cento de votos e mais um, do número de ocupantes vivos. Por exemplo: o total de cadeiras são 40, se estão 04 vagas, terão 36 ocupantes vivos. Então o candidato único deverá, para ser eleito, obter no mínimo 19 votos, o que representa, metade de 36 = 18 e mais um voto, totalizando assim 19 votos. Com relação as cadeiras que possuem mais de um candidato, o eleito deverá obter maioria absoluta, caso contrário haverá segundo turno.
A eleição se desenvolverá de forma presencial e on line através da plataforma Google Forms, aplicativo de eficiência comprovada, inclusive duas outras eleições anteriores a esta já foram realizadas utilizando referida plataforma.
Todos os candidatos inscritos são nomes que honrarão o sodalício. O blog deseja-lhes boa sorte!